top of page

BLOG WIKKI

COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS EXCLUSIVOS SOBRE CULTURA E ENGENHARIA

blog-wikki-brasil-o-maior-blog-de-engenh

BLOG WIKKI

COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS EXCLUSIVOS SOBRE CULTURA E ENGENHARIA

O que é Fluidodinâmica Computacional (CFD)?

A Fluidodinâmica computacional, mais conhecida por sua sigla em inglês CFD (Computational Fluid Dynamics) é uma área de estudo que tange disciplinas relacionadas ao comportamento dos fluidos, cálculo numérico e computação aplicadas à resolução de problemas de escoamento. Se tornando assim uma ferramenta muito valiosa para uma análise precisa e mais próxima da realidade do comportamento de fenômenos fluidodinâmicos.


De acordo com VERSTEEG e MALALASEKERA (2007), a CFD foi inicialmente usada pela indústria aeroespacial, em 1960, para se estudar sobre melhores formas de design e de produção de aeronaves.


Posteriormente, e com o crescente desenvolvimento da área computacional, a CFD ganhou espaço na indústria por conta do seu grande potencial na observação de fenômenos, experimentações computacionais destes (simulações) e escolha de cenários mais favoráveis para a execução.


Ainda de acordo com o mesmo autor, os códigos da CFD têm três elementos principais: pré-processador, solver e pós-processador:


1.Pré-processamento da simulação computacional:

Codificação do problema de escoamento e tratamento de dados de forma adequada para seu processamento. Nesta etapa temos a definição da geometria, geração de malha, seleção de fenômenos para serem modelados, propriedades dos fluidos, condições de contorno e definição de métodos numéricos e etc.


2.Solver de uma simulação computacional:

Etapa seguinte onde são tratadas as informações fornecidas pelo pré-processamento. É feita a integração das equações governantes do escoamento do fluido, discretização e solução do sistema de equações algébricas.


3.Pós-processamento da simulação computacional:

São os resultados da simulação, apresentando visualizações diversas de malha e geometria, gráficos de vetores, linhas e contornos e superfícies 2D/3D, trajetória de partículas e animações.


O time de especialistas da WIKKI utiliza o software open source OpenFOAM para análises de CFD. A simulação computacional pode contribuir para que o nosso parceiro tenha poder de decisão e consequente melhoria nos projetos que serão aplicados durante a produção.



464 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Efeitos de Capilaridade

Em simulações a nível de reservatórios de petróleo as interfaces não são modeladas explicitamente, mas seus efeitos aparecem nas equações.

bottom of page